Um Nome (F*** ) para a minha marca
brandingnamingidentidade corporativa
“Tenho a ideia, tenho preparado o planeamento e estratégia para a marca, só não tenho nome para ela. E agora?”
É muito comum bloquearmos nesta fase, até porque o nome da marca não pode ser qualquer um, não é mesmo?! Tem de ser bem pensado e estudado, porque vais levá-lo durante toda a existência do teu negócio!
A pensar nisto, e para que não esgotes a tua criatividade a pensar em nomes, vamos deixar aqui algumas dicas que te podem ajudar neste processo de elaborar a identidade verbal da marca = nome da marca (a.k.a naming):
Com dedicação, sem vergonha e um toque de audácia e excentricidade, serás capaz de criar um nome fantástico para a tua marca, temos a certeza! Aliás, até nos atrevemos a dizer que será um nome F***!
É muito comum bloquearmos nesta fase, até porque o nome da marca não pode ser qualquer um, não é mesmo?! Tem de ser bem pensado e estudado, porque vais levá-lo durante toda a existência do teu negócio!
A pensar nisto, e para que não esgotes a tua criatividade a pensar em nomes, vamos deixar aqui algumas dicas que te podem ajudar neste processo de elaborar a identidade verbal da marca = nome da marca (a.k.a naming):
- Faz um brainstorming, que é uma técnica de criatividade em grupo ou individual, através da qual são feitos esforços para encontrar uma conclusão, neste caso o nome para a tua marca. Por exemplo, reúne a tua família, pede-lhes ajuda com nomes e aponta todas as sugestões num papel, até as mais palermas!
- Procura sinónimos para as palavras mais clichês que identificam a tua ideia, explora novas palavras com sentidos mais reservados ou globais, explora novas formas de as pronunciares ou de as escreveres, brinca com as palavras noutros idiomas…
- Verifica sempre se já existem outros perfis ou marcas com o mesmo nome que estás a escolher. Se já existirem, experimenta criar algo novo (por lei, duas marcas com a mesma atividade não podem usar o mesmo nome. E é sempre bom evitares a chatisse).?
- Pesquisa o mercado, estuda a tua marca e decide o que é melhor (ou o que preferes): se um nome mais claro e fiel ou mais abstracto.?
- Escolhe um nome que seja fácil de lembrar, escrever e entender.?
- Atreve-te a ser diferente e encontra um nome com a tua autenticidade. Observa a tua personalidade e faz extrair algo que faça sentido com o que tu amas, gostas de fazer e defendes.
Com dedicação, sem vergonha e um toque de audácia e excentricidade, serás capaz de criar um nome fantástico para a tua marca, temos a certeza! Aliás, até nos atrevemos a dizer que será um nome F***!