Um Nome (F*** ) para a minha marca

brandingnamingidentidade corporativa

Um Nome (F*** ) para a minha marca
Tenho a ideia, tenho preparado o planeamento e estratégia para a marca, só não tenho nome para ela. E agora?”

É muito comum bloquearmos nesta fase, até porque o nome da  marca não pode ser qualquer um, não é mesmo?! Tem de ser bem pensado e estudado, porque vais levá-lo durante toda a existência do teu negócio!

A pensar nisto,  e para que não esgotes a tua criatividade a pensar em nomes,  vamos deixar aqui algumas dicas que te podem ajudar neste processo de elaborar a identidade verbal da marca = nome da marca (a.k.a naming):

  1. Faz um brainstorming, que é uma técnica de criatividade em grupo ou individual, através da qual são feitos esforços para encontrar uma conclusão, neste caso o nome para a tua marca. Por exemplo, reúne a tua família, pede-lhes ajuda com nomes e aponta todas as sugestões num papel, até as mais palermas!

  2. Procura sinónimos para as palavras mais clichês que identificam a tua ideia, explora novas palavras com sentidos mais reservados ou globais, explora novas formas de as pronunciares ou de as escreveres, brinca com as palavras noutros idiomas…

  3. Verifica sempre se já existem outros perfis ou marcas com o mesmo nome que estás a escolher. Se já existirem, experimenta criar algo novo (por lei, duas marcas com a mesma atividade não podem usar o mesmo nome. E é sempre bom evitares a chatisse).?

  4. Pesquisa o mercado, estuda a tua marca e decide o que é melhor (ou o que preferes): se um nome mais claro e fiel ou mais abstracto.?

  5. Escolhe um nome que seja fácil de lembrar, escrever e entender.?

  6. Atreve-te a ser diferente e encontra um nome com a tua autenticidade. Observa a tua personalidade e faz extrair algo que faça sentido com o que tu amas, gostas de fazer e defendes.

Com dedicação, sem vergonha  e um toque de audácia e excentricidade, serás capaz de criar um nome fantástico para a tua marca, temos a certeza! Aliás, até nos atrevemos a dizer que será um nome F***!