A importância da imagem para uma marca

07 de Fevereiro de 2020
brandinglogotipoidentidade visual

A importância da imagem para uma marca
Quando pensamos numa marca ou num projecto, das primeiras coisas que nos vem à ideia é o seu logótipo. E faz sentido que assim seja, porque o logótipo é a primeira imagem que temos duma marca, e é o que, normalmente, traduz a identidade visual dessa mesma marca, projecto ou empresa.

Consideramos portanto que este é um dos aspectos mais importantes.

Mas como é que conseguimos chegar até aqui duma forma ideal?

Há aspectos a considerar:

Como definir a imagem da marca?
  1. Bem, não estamos a falar apenas de beleza (estética) e de qualidade técnica. É importante que a imagem da marca seja criada e pensada por forma a traduzir a identidade da mesma: o ADN, e que esta imagem seja o reflexo do que desejas projectar dela ao teu público.
  2. Também é importante que esta imagem que crias para a marca esteja alinhada com os seus valores. Também é importante perceberes se o que teu público vê na marca é o mesmo que tu imaginaste para ela. Calma! Tudo é um processo :) … e, às vezes demora algum tempo.

E como alinhamos o ADN da marca com a sua imagem?
Garantir que os valores da marca são mostrados ao público é uma das formas. É importante que eles estejam presentes, por meio de ações, no seu dia-a-dia.
Isto é: se a marca que estás a criar valorizar a beleza estética que defende o meio ambiente, imagina por exemplo que tens um cabeleireiro onde só usas produtos naturais, é importante que deixes isso bem claro aos teus clientes: ofereceres produtos naturais, promoveres a sensibilização para o uso desses mesmos produtos…

E na prática, no teu estabelecimento, como é que isso pode ser - bem - visto?
Ora, se tens um cabeleireiro que defende o uso de produtos naturais, uma imagem alinhada com este valor será, por exemplo, teres presente adereços que remetam o teu público para esse ambiente: flores, a cor verde, cores naturais, elementos naturais (como a madeira), luz! Se tiveres o teu estabelecimento todo decorado com plástico, é fácil perceber que não tens a tua imagem alinhada com a essência da marca, certo?
E além disso, com esta prática consegues ainda que os teus colaboradores se alinhem também com os valores da marca, o que na realidade é traduzido como um extra, já que eles muitas vezes são quem melhor fazem a propaganda à marca. E, isto oferece a ideia - certa - de credibilidade e organização, bem como de confiança e bom relacionamento.

Na verdade, a importância da imagem numa marca é bastante, e já viste como podes valorizar a tua marca se a tiveres alinhada à sua essência?! 
Claro que, é importante teres uma estratégia de planeamento e acções preparada, para te ajudarem a que tudo seja e esteja em harmonia.