Como configurar email no Mozilla Thunderbird

05 de Março de 2021

Como configurar email no Mozilla Thunderbird
O Thunderbird é um dos clientes de email mais utilizados. Permite ter num único lugar todas as suas contas de email, sem precisar de abrir o browser ou o webmail. Veja como é simples configurar o seu email.  

Antes de começar
Necessitará de cumprir os seguintes requisitos antes de adicionar o seu email:
- Mozilla Thunderbird instalado no seu computador
- Conta de email com o seu domínio (Exemplo: geral@dominio.pt)

1: No menu selecione Definições da conta > Ações da conta > Adicionar conta de correio.

Adicionar novo email

2: Introduza o seu nome, endereço de email e password.
3: Clique no botão "Configurar manualmente..." e preencha as configurações do servidor.
  • Protocolo: Selecione IMAP caso pretenda que os emails sejam mantidos no servidor de origem, permitindo a sua consulta em vários dispositivos ou POP3 caso pretenda que os emails sejam descarregados para onde está a configurar a conta.
  • Servidor: Endereço do servidor de email - mail.dominio.pt (Deverá substituir “dominio” pelo seu próprio domínio)
  • Porta: Porta de ligação ao servidor.
  • SSL: Se utilizar uma ligação encriptada selecione a opção "SSL/TLS".
  • Nome de utilizador: Endereço de email.

Configuração da conta

Caso pretenda que o Thunderbird efetue a configuração automaticamente, poderá deixar as opções "Porta", "SSL" e "Autenticação" em modo automático.

4: Após introduzir as configurações clique no botão "Testar novamente". Caso a ligação ao servidor seja efetuada com sucesso, uma mensagem de confirmação aparecerá.

Mensagem de confirmação

5: Clique no botão "Feito". O email será adicionado ao cliente de email.

Concluiu a configuração do seu email! Para mais questões contacte-nos.